segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Brigue Beagle: Ciclovia em Guarulhos

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Por: Luiz Fernando Bueno

Ciclovia em Guarulhos

Movimento Ciclista Alvorosso conquista Ciclovia em Guarulhos, sempre lutando por um transporte saudável, sustentável e alternativo

No dia 18 de Dezembro de 2011, foi inaugurada em Guarulhos a Ciclovia de Lazer Paulo Faccini. A via tem aproximadamente 8 km de extensão (ida e volta) e funciona aos domingos das 7h às 14h. A implantação desse projeto é de responsabilidade da STT - Secretaria de Transporte e Trânsito, que convidou o Alvorosso para operar e organizar a monitoria na via.

“Trata-se de uma ação educativa que visa a orientação de ciclistas, pedestres e motoristas sobre a importância da sinalização do trânsito para a segurança do usuário. Essa é uma grande vitória do movimento, pois a implantação dessa via é fruto da nossa luta por melhor mobilidade na cidade!”, explica Péricles Moreira.

A ciclovia passa por quatro bairros (Jd. Santa Francisca, Jd. São Paulo, Maia, Jd. Santa Mena), nas suas principais avenidas. Começa no início da Avenida Paulo Faccini, próximo a Rua Itaverava, segue pela Avenida Salgado Filho, pega um pedacinho da Avenida Benjamin Harris Hunnicutt e termina no primeiro retorno da Rua Araguatins.
O educador social Péricles Moreira dos Santos tem 30 anos e é de Guarulhos, onde articula ações em prol dos direitos da criança e do adolescente. O ativista social faz parte do Movimento Ciclista Alvorosso.

Confira o Bate – Papo com Péricles Moreira:

LB – Como foi a movimentação para a criação da ciclovia?
PM – Além da participação em passeios ciclísticos organizados aqui no município, em Junho de 2011 aconteceu em Guarulhos a 2ª Conferência de Políticas Públicas para a Juventude! O movimento participou da plenária e fez propostas de melhoria para a cidade em relação a sua mobilidade, começando com vias seguras para a circulação de bicicletas.

Para legitimar essa ação, o grupo confeccionou um documento titulado Pacto pela Bicicleta, baseado nos princípios da mobilidade sugerido pelo Governo Federal. O Prefeito da Cidade em gestão, Sebastião Almeida, assinou e legitimou o compromisso da sua gestão com as demandas de mobilidade que se apresentam.

A gestão pública também realiza na cidade o Orçamento Participativo, em que há uma consulta pública por regiões na intenção de discutir com a população o orçamento da cidade. O movimento esteve presente nas regiões onde mais se usa a bicicleta como transporte, propondo melhorias para a mobilidade de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Conseguimos aprovar como prioridade a implantação de Ciclovias de Lazer na cidade, na intenção de estimular e/ou criar a mudança de hábitos nas pessoas. Algumas já aderiram a nova/velha prática de transporte, mas claro, no começo é dolorido um pouco.

LB – Como nasceu o movimento?
PM – Nasceu na 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos que consistiu em um passeio ciclístico com a finalidade de promover a discussão e a conscientização sobre uso da bicicleta como meio de transporte saudável, sustentável e alternativo aos veículos movidos por combustível fóssil.

A bicicletada foi realizada no dia 1 de Maio de 2011, com concentração na Av. Papa João XXIII, às 9h, no Portão Principal do Bosque Maia. O percurso foi de 6,4 km de distância, tendo como final a ciclofaixa localizada na Av. Ministro Evandro Lins e Silva, ao lado do Hospital Geral do Cecap. É um projeto de iniciativa do Alvorosso e realizado pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Coordenadoria de Juventude, Secretaria de Transporte e Trânsito, Secretaria do Esporte.

Péricles Moreira

LB – Qual foi o principal motivo para a construção dessa ciclovia e quais os resultados que ela proporcionou a priori?
PM – Além das intenções políticas (esse ano é ano de eleição), acompanhamos os trabalhos da STT – Secretaria de Transporte e Trânsito, desde 2010, referente ao “Plano Cicloviário”, que dizem que existe no município e foi até entregue no Ministério das Cidades para possível financiamento. Mas os principais motivos foram o Pacto pela bicicleta e a participação nos Orçamentos Participativos.

Em quase dois meses de vida, o resultado visível é a mudança no hábito dos guarulhenses que cada vez mais vem lotando a ciclovia aos domingos!
A média de público é de aproximadamente 500 ciclistas por domingo entre 7 e 14h. Dado não oficial, isso é um controle que fazemos enquanto monitores na via. A prefeitura ainda não estabeleceu metodologia para isso.

LB – Quem foram as pessoas envolvidas nessa movimentação?
PM – O Movimento é auto-organizado e tem como objetivo fomentar o diálogo entre o cicloativismo e a sociedade, relacionando a bicicleta com as mais variadas demandas sociais: trânsito, acessibilidade, trabalho, educação, saúde, sustentabilidade, qualidade de vida e liberdade. Começamos com três ciclistas Cassio Sanches, Gabriel Nei da Silva (Tartaruga) e eu, e hoje temos 12 pessoas que trabalham a ideia do Movimento.


LB – Que outras ações vocês já articularam?
PM – Além da 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos, da confecção do Pacto Pela Bicicleta e do Orçamento Participativo, em Setembro de 2011, aconteceu na cidade a 2ª Feira do Estudante + Vestibular em Ação. Um espaço com universidades, cursinhos pré-vestibular, centro de intercâmbio entre outros.

O movimento foi convidado pela organização da feira, que foi da Coordenadoria da Juventude, para a realização da Oficina de Manutenção de Bicicleta de Baixo Custo. Mais de 50 jovens e ciclistas compareceram e proporcionaram um dia memorável. Grandes descobertas e discussões voltadas a mobilidade na cidade, considerando a bicicleta um transporte eficiente, barato e saudável!

E também o Alvorosso que opera e organiza a monitoria na via. Trata-se de uma ação educativa que visa orientar ciclistas, pedestres e motoristas sobre a importância da sinalização do trânsito para a segurança do usuário. Essa é uma grande vitória do movimento, pois a implantação dessa via é fruto da nossa luta por melhor mobilidade na cidade!

E no dia 11 de Janeiro o Movimento Ciclista Alvorosso junto com a EPT - Escola Pública de Trânsito da Prefeitura de Guarulhos, realizou o 1º Encontro de formação com Monitores da CicloVia de Lazer Paulo Faccini. Falamos de educação no trânsito, do ponto de vista dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, visando melhorar a qualidade da Monitoria realizada na via aos domingos.

Pedalada de Ano Novo em Guarulhos

LB – Depois da construção da ciclovia, que papel vocês assumiram no local?
PM – Por enquanto monitoria, suporte na operacionalização, como por exemplo, distribuição de água para os monitores, revezamento nos horários de “refeição” e socorro mecânico gratuito para os usuários da via, manutenções básicas na bicicleta. A ideia é ampliar os serviços com o tempo e isso esta sendo estudado e discutido com a STT.


Monitoria Natalina do ALVOROSSO na Ciclovia Paulo Faccini

Veja nos links abaixo:
Monitoria Natalina do ALVOROSSO na Ciclovia Paulo Faccini!
Pedalada de Ano Novo em Guarulhos
Fotos: Péricles Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário