fonte: menos um carro
Os benefícios da utilização da bicicleta para a saúde dos cidadãos são muito superiores aos riscos de contaminação do ar e aos acidentes de viação, alertam os Investigadores doCentro de Investigação em Epidemiologia Ambiental (CREAL)de Barcelona num estudo pioneiro.
Segundo o site espanhol Ecomove que cita o estudo TAPAS – Transporte, Poluição do Ar e Actividades Físicas, coordenado pelo CREAL, o sistema público de aluguer de bicicletas de Barcelona, conhecido como Bicing, permitiu evitar por ano 12 mortes e reduzir a emissão de 9 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
Os resultados, publicados no British Medical Journal, basearam-se no estudo do impacto, para já, do Bicing – que conta actualmente com cerca de 6.000 bicicletas, 420 estações e 120.000 inscritos - na saúde dos cidadãos.
De referir que o serviço de aluguer de bicicletas é cada vez mais popular em Espanha, onde mais de 70 cidades já aderiram a este sistema. Entre elas destacam-se, para além de Barcelona, Bilbao, Córdoba, Gijón, San Sebastián, Santander, Sevilha, Valência e Saragoça.
“Ninguém dúvida que as políticas de transporte, que promovem a actividade física, são um bom meio para melhorar a saúde da população e reduzir os gastos com a saúde pública”, afirma Rojas-Rueda, investigador do CREAL e o principal autor do estudo referente a Barcelona, “que é o primeiro a quantificar o impacto da implementação dos serviços de aluguer de bicicletas na sáude dos cidadãos”.
Assim, de acordo com a investigação, 11% dos habitantes de Barcelona inscreveram-se no Bicing, em 2009, e 37% combinou o Bicing com outro meio de transporte nas suas deslocações para o trabalho ou a escola. Actualmente, o serviço regista uma distância média de utilização de 3,29 quilómetros e uma duração média de 14,1 minutos.
Tendo em conta estes dados, o investigador do CREAL alerta para o facto de “se poder melhorar estes números e aumentar os benefícios para a saúde dos cidadãos e para o meio ambiente”.
De salientar que o estudo conta ainda com a colaboração de outros centros de investigação de cidades como Basileia, Copenhaga, Paris, Praga e Varsóvia que irão analisar, até 2013, o impacto da implementação dos seus serviços de aluguer de bicicletas na saúde dos cidadãos e no ambiente. Entretanto, saiba mais no link sobre os resultados referentes a Barcelona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário