Fonte: Folha de S. Paulo
TATIANE RIBEIRO
DE SÃO PAULO
TATIANE RIBEIRO
DE SÃO PAULO
A bicicleta é uma das alternativas de locomoção cada vez mais usual entre os moradores das grandes cidades. Os benefícios de pedalar são variados: além de favorecer a saúde e ao meio ambiente, foi considerado o meio de transporte mais rápido durante o Desafio Intermodal, promovido pelo instituto CicloBR, no último Dia Mundial Sem Carro.
Mas como andar de bicicleta de forma segura em uma cidade como São Paulo? Esse foi o tema do workshop realizado pela Carbono Zero Courier, empresa que presta serviços de entrega somente com bicicletas, e o instituto AroMeioZero, durante o SP.Ecoera.
"Para começar, o ciclista precisa se preparar antes de sair", explica Rafael Mambretti, 30, sócio-fundador da Carbono Zero Courier. "Aquecer e alongar o corpo com movimentos simples ajuda a evitar lesões." Outro ponto importante é a posição do corpo na bicicleta. "Os tornozelos devem estar paralelos a rua, e a abertura dos braços, alinhada com os ombros."
Divulgação |
Posição correta do ciclista na bike |
Acessórios de segurança são indispensáveis entre os ciclistas. "Luz de sinalização para a noite e refletores, bem como o capacete, são fundamentais", diz Carlos Eduardo de Faria Ronca, diretor o AroMeiaZero.
Luvas, óculos de proteção, capa de chuva e roupas claras para chamar a atenção também são recomendadas.
Cuidar bem da manutenção da bicicleta ajuda a evitar problemas. "As bikes têm uma mecânica simples. É sempre bom verificar se o guidão está sem folga, se pneus estão calibrados, os pedais apertados e o freio regulado", conta Mambretti.
A forma de conduzir a bicicleta nas vias também determina a probabilidade de acidentes. "O ciclista deve sempre andar em linha reta e nunca na contramão. Ocupar a faixa e sinalizar com os braços também contribui para que seja bem recebido nas ruas", explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário