A 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos consiste em um passeio ciclístico com a finalidade de promover a discussão e a conscientização sobre uso da bicicleta como meio de transporte saudável, sustentável e alternativo aos veículos movidos por combustível fóssil. Será realizado no dia 1 de Maio de 2011, com concentração na Av. Papa João XXIII, às 9h, Portão Principal do Bosque Maia. Tem o percurso 6,4km de distancia, tendo como final a ciclofaixa localizada na Av. Ministro Evandro Lins e Silva, ao lado do Hospital Geral do Cecap. É um projeto idealizado pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Coordenadoria de Juventude, Secretaria de Transporte e Transito, Secretaria do Esporte e conta com o apoio do Movimento Ciclista ALVOROSSO da sociedade civil.
Programação
9h – Concentração na Av. Papa João XXIII, às 9h, Portão Principal do Bosque Maia.
10h – Abertura, fala das autoridades.
10h 30min – Inicio / saída da Bicicletada
12h – Chegada na ciclofaixa Cecap.
13h – Dispersão.
Programação
9h – Concentração na Av. Papa João XXIII, às 9h, Portão Principal do Bosque Maia.
10h – Abertura, fala das autoridades.
10h 30min – Inicio / saída da Bicicletada
12h – Chegada na ciclofaixa Cecap.
13h – Dispersão.
Objetivos
A Bicicletada surge da necessidade de promover a discussão e conscientização sobre uso de meios de transporte alternativo aos veículos movidos por combustíveis fosseis, aliado à constatação do crescente do uso da bicicleta, não somente para atividades de esporte e lazer, mas como meio de se locomover ao trabalho e à escola, por exemplo, de maneira eficiente, saudável e sustentável.
Atualmente o Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana contabiliza cerca de 30 mil mortes e 320 mil feridos em acidentes de trânsito por ano no Brasil. Desses, 120 mil adquirem uma deficiência permanente.Em contrapartida, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil é o 3º maior fabricante de bicicletas do mundo, com 5,3 milhões de unidades produzidas em 2010, atrás apenas da China e da Índia, países que concentram 76% da produção mundial. Além disso, o Brasil foi em 2007 o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, e possuía nesse mesmo ano uma frota de 65 milhões de bicicletas nas ruas.
Por isso a inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser considerada elemento fundamental na intenção de difundir o conceito de Mobilidade Urbana, na busca da construção de cidades sustentáveis, como forma de redução de danos na mobilidade das pessoas e no meio ambiente. Sua integração aos sistemas de transportes coletivos existentes é possível e isso já tem ocorrido, mesmo que espontaneamente, em muitas cidades Brasileiras.
Promover um evento com o objetivo de difundir a cultura da bicicleta para a juventude, buscando o desenvolvimento sustentável do município, trazer parceiros comerciais para patrocinar e expor as vantagens em utilizar os seus produtos para o bom desenvolvimento da pedalada é um desafio a ser superado.
Em Guarulhos a população entre 15 e 29 anos é de aproximadamente 370.000 jovens, segundo o ultimo senso do IBGE realizado no município. Há um grande potencial nesse segmento para difusão da cultura da bicicleta como meio de transporte no dia a dia das pessoas, e não somente para lazer. O poder público municipal cada vez mais vem se esforçando em garantir políticas públicas que possam atender esse contingente populacional e adequar o plano municipal de mobilidade para que as bicicletas sejam encaradas de fato como meio de transporte. É um desafio a ser perseguido, principalmente quando encontramos respaldo na sociedade civil organizada.
2 comentários:
Olá no aguardo das fotos...
Video chegando no Cecap.
http://www.youtube.com/watch?v=TnHF-gLbtMQ
Postar um comentário